Seguradores investem em tecnologia e simplificação de processos envolvendo os corretores de seguros

O 3º CONGRECOR reuniu nesta tarde executivos de importantes companhias seguradoras. O segundo painel do evento contou com as presenças de Ivan Gontijo, presidente do Grupo Bradesco Seguros; David Beatham Diretor Executivo de Auto e Massificados da Allianz; Eduardo Dal Ri, presidente da HDI Seguros; Oscar Celada Rodríguez, CEO de Negócios da Mapfre Brasil; Rivaldo Leite, CEO da vertical de Seguro da Porto; José Adalberto Ferrara, presidente da Tokio Marine Seguradora. Os executivos abordaram o tema central do congresso: “Corretor de Seguros: Operacional, Tático ou Estratégico?”

Os gestores responderam a perguntas dos presidentes dos Sincor’s organizadores: Jackson Prata, presidente do Sincor-DF; Vinícius Araújo, presidente do Sincor-GO; Gustavo Bentes, presidente do Sincor-MG; Fernando Faracco, presidente do Sincor-MS; Cristóvão Martins, presidente do Sincor-MT; e José Rômulo da Silva, presidente do Sincor-ES.

David Beatham destacou que a tecnologia tem sido uma das chaves de investimento da Allianz. “O objetivo é simplificar processos, produtos, o atendimento e o pós-venda do corretor de seguros, proporcionando a melhor experiência possível.” Segundo ele, um desses investimentos resultou em um processo 100% digital na comunicação de sinistro de automóvel, tornando o trabalho muito mais ágil e confortável, tanto para o cliente quanto para o corretor de seguros.

O presidente do Grupo Bradesco, Ivan Gontijo, informou que 94% dos resultados alcançados pela companhia advém do trabalho dos corretores. “Vocês são fundamentais para o nosso negócio como o mais importante canal de distribuição de seguros. Para Ivan Gontijo, o corretor de seguros tem significativo papel operacional, tático e também estratégico. “Nós, seguradores, temos o dever de eliminar os gargalos para facilitar a contratação e a liquidação do sinistro.”

Eduardo Dal Ri, presidente da HDI Seguros, falou sobre o gap existente na contratação de seguros pelos jovens. “O público mais jovem ainda está se formando como consumidor e de fato é um desafio desenvolver produtos para pessoas desse perfil, porque elas querem produtos simples”, afirmou. O executivo ainda convocou os corretores de seguros a colaborarem com esse processo. “Primeiro é preciso que os corretores se interessem por produtos com tickets menores. Para isso, é preciso investir e acreditar em segmentos como o dos jovens.”

Recém-chegado ao Brasil, Oscar Celada Rodríguez, CEO de Negócios da Mapfre Brasil, chamou a importância para a importância do corretor de seguros como canal de distribuição de seguros da companhia. “O seguro é uma condição necessária para o desenvolvimento da economia e para isso, o profissionalismo de vocês (corretores) é essencial.” Assim como os demais executivos participantes do painel, Oscar citou o investimento em tecnologia como uma das grandes apostas da Mapfre no Brasil.

Rivaldo Leite, CEO da vertical de Seguro da Porto, frisou que a companhia atualmente é completamente voltada ao corretor de seguros. ”Nós buscamos aperfeiçoar nosso sistema, torná-lo mais simples e intuitivo para o corretor de seguros. Somos a única companhia que não tem mais a obrigatoriedade do perfil, oportunizando ao corretor ter mais tempo para ofertar novos produtos.”

Presidente da Tokio Marine Seguradora, José Adalberto Ferrara, citou que a companhia tem procurado investir na diminuição do trabalho operacional do corretor de seguros. Ele falou sobre soluções lançadas pela seguradora, como o Super App Tokio Marine. “Essa é uma ferramenta que ajuda o corretor a fazer tudo em um lugar só. Ele consegue fazer o chamado de assistência e outros serviços, o que faz com ele invista menos tempo no operacional e estejam mais focados nas vendas.”

O 3º CONGRECOR segue até esta sexta-feira, no Royal Tulip, em Brasília (DF). O evento reúne, entre corretores e demais profissionais do mercado seguros, cerca de 1,3 mil pessoas. Amanhã, boa parte do dia será dedicada às Salas de Negócios, comandadas pelas companhias patrocinadoras do evento. Confira programação aqui.

O evento conta com o patrocínio de Allianz, Bradesco Seguros, Tokio Marine Seguradora, HDI Seguros, Porto, Bancorbrás, Grupo A12+, Maxpar, AXA, Pasi, Oceânica, Mapfre, ENS, Pottencial, GC do Brasil, Excelsior Seguros, Ituran, Capemisa Seguradora, Extramed, Akad Seguros, Quali Corp e Icatu. E com o apoio de C6Seg, SulAmérica, Junker, Liberty Seguros, Suíça, Rossi Advogados, BRInfinit, Alba Seguradora, Sompo, Sindseg MG, GO, MT, MS e DF, Sicoob Credseguro, Voasan e Novo Seguros. O apoio institucional é da Fenacor e da ENS. A Capemisa é a seguradora oficial com seguro evento do 3º CONGRECOR.

Assessoria de Comunicação do 3º CONGRECOR | Ampli Comunicação